Coronavírus, o vírus que colocou a China em alerta

0
653

Na China, onde surgiu, o coronavírus – que recebe esse nome porque têm em sua membrana picos projetados que se assemelham à coroa-, 17 pessoas morreram e 571 estão infectadas. O vírus, desconhecido pela ciência até pouco tempo, tem causa doença pulmonar grave.

Na quarta-feira (22), um caso suspeito surgiu em Minas Gerais, notificado pela Secretária Estadual de Saúde daquele estado. A paciente, uma mulher de 35 anos, esteve em Xangai e desembarcou em Belo Horizonte no último sábado (18), com sintomas respiratórios compatíveis com doença respiratória viral aguda.

Porém, o Ministério da Saúde informou, em nota, ainda na quarta-feira (22), que o caso investigado em Minas Gerais não se enquadra no prognóstico de coronavírus. “O caso noticiado pela SES/MG não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em vista que o paciente esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus. De acordo com a definição atual da OMS, só há transmissão ativa do vírus na província de Wuhan”, diz a nota.

O que é o coronavírus?

Coronavírus faz parte de uma grande família viral que causa infecção respiratória em seres humanos e em animais. Os primeiros Coronavírus humanos foram inicialmente identificados em meados da década de 1960.

Em dezembro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta da doença, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan.

Foram, então, adotadas medidas como isolamento de pacientes e realização de exames para identificar a origem da doença.

O resultado das primeiras análises da sequência do vírus realizadas por equipes chinesas foi anunciado no dia 9 de janeiro, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde o dia 13, surgiram informações sobre casos no Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan.

Elas comprovaram que os casos de pneumonia se devem a um novo coronavírus, um tipo semelhante ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que infectou mais de 8 mil pessoas e provocou 775 mortes em 2003.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here