Maternidade do HSA registra 1.424 nascimentos em 2019

0
40
enfermeira Mariéli Brum Munaretto. HSA/Divulgação

Dados da Maternidade do Hospital Santo Ângelo revelam que em 2019 foram registrados 1.424 nascimentos de crianças. Desse total, 739 meninos (51,9%) e 685 meninas (48,1%). A coordenadora da Maternidade, a enfermeira Mariéli Brum Munaretto, explica que essa tendência do nascimento de um número maior de meninos vem ocorrendo nos últimos dois anos. Ela conta que anteriormente era comum nascer mais bebês do sexo feminino.
Outro dado que chama a atenção são os números referentes aos partos normais e cesáreos. Em 2019, foram 995 cesarianas e 429 partos normais. “É cultural muitas mulheres optarem pela cesariana em decorrência do receio de dor. No entanto, o parto normal é a melhor opção quando não há fator de risco e indicado pelo médico. A recuperação da mulher, na maioria das vezes, é mais rápida, em apenas 24 horas. Já no parto cesáreo o tempo de recuperação chega a 48 horas. O parto normal também permite que a mãe possa amamentar mais rapidamente o recém-nascido.”

NASCIMENTOS
No ano passado, maio foi o mês com maior número de registros de nascimentos: 145. Outubro, por sua vez, diferentemente de outros anos, acabou sendo o mês com menor registro: 89. Em 2019 também teve o nascimento de 34 crianças gêmeas.

MATERNIDADE
A Maternidade do HSA conta com equipe qualificada formada por três médicos obstetras, sete pediatras, quatro enfermeiras, 21 técnicas de enfermagem e uma secretária. Minglan Roratto é a médica responsável técnica pela Maternidade.

UTI NEONATAL
O Hospital Santo Ângelo conta ainda com o serviço da UTI Neonatal e do Banco de Leite Humano que atende bebês prematuros de Santo Ângelo e região. O médico Guilherme Dutra Pinheiro é o responsável técnico da UTI Neonatal e do Banco de Leite Humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here