18 mil maços de cigarro do Paraguai são apreendidos

0
88

Apreensão foi realizada pelo 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da BM

 Na quarta-feira (5), por volta das 18h, em São Luiz Gonzaga, Policiais Militares lotados no 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar de Santa Rosa, em ação da Operação Sentinela, apreenderam em torno de 18 mil maços de cigarros de origem estrangeira, trazidos irregularmente do Paraguai ao Brasil. Três pessoas residentes em Santana do Livramento foram presas em flagrante.

Os presos ocupavam dois veículos: uma Montana, placa de Viamão e um Fox, placa de Porto Alegre, sendo que os cigarros estavam na Montana, ocupado por um dos contrabandistas. No Fox viajavam dois irmãos, que se revezavam como batedores, os quais empreenderam fuga quando abordados pela Brigada Militar.

Foi necessário disparos de arma de fogo para que os ocupantes do Fox parassem o carro. Os policiais informaram que durante a fuga os suspeitos mostraram um revólver e por isso efetuaram disparos. No interior do Fox foram encontrados alguns cartuchos de munição não deflagrada, porém não localizaram armas.

Em ambos os veículos, estavam instalados equipamentos de radiocomunicação ocultos, visando contato entre os batedores e o transportador da carga, para burlarem eventuais fiscalizações por parte de órgãos de fiscalização, durante o deslocamento e transporte da mercadoria.
Os presos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo, onde foi lavrado auto de prisão em flagrante.

Informaram que haviam carregado a mercadoria em Horizontina e destinavam-se a Santana do Livramento. Em razão da utilização de equipamento de radiocomunicação e tentativa de fuga, foi imputado aos detidos, além do crime de contrabando/descaminho, exercício clandestino de telecomunicações e desobediência. Não foi possível o arbitramento de fiança em sede policial. Todos foram recolhidos ao Presídio Regional de Santo Ângelo.