Apenado do regime semiaberto foge de fiscalização da Brigada Militar e é detido na Secretaria da Habitação

0
107

Perseguição da BM ao acusado, iniciada na Rua Tiradentes, durou entre 20 e 30 minutos

Um homem de 36 anos, que cumpre pena no regime semiaberto, foi detido pela Brigada Militar (BM) na tarde de hoje (21) depois de fugir de uma abordagem de rotina e praticar direção perigosa, desacato, desobediência e resistência. Ele tem trabalho externo durante o dia, fazendo serviços gerais para a Secretaria Municipal da Habitação, e retorna ao Instituto Penal à noite, tendo de se apresentar às 20h. Ele foi detido no próprio prédio da secretaria, na Avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a Brigada Militar, a polícia fazia uma operação de fiscalização de trânsito na Rua Tiradentes, próximo ao frigorífico da Alibem, quando, por volta das 14h15min, o homem, que conduzia um Fiat Strada branco e não tem carteira de habilitação, não obedeceu à sinalização para parar o veículo e empreendeu fuga. Ele foi perseguido por dois carros e duas motos da Brigada por entre 20 e 30 minutos, até que se dirigiu à Secretaria da Habitação, onde, segundo a BM, desacatou e entrou em luta corporal com os policiais, buscando resistir à detenção.

“Ele faz serviços gerais para a secretaria há mais de um ano. São trabalhos de pedreiro, carpinteiro, por exemplo, tanto no prédio da secretaria quanto na rua, assim como outros apenados também trabalham. Agora, cabe à Justiça analisar essa situação específica”, diz o secretário municipal da Habitação, André Marques.

Posteriormente, o apenado foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado um termo circunstanciado, e depois liberado. Com ele, foi apreendida uma faca. De acordo com a Polícia Civil, o Fiat Strada tem seus documentos no nome de outra pessoa, já falecida. Não há nenhum registro de furto ou roubo do veículo.

Até este horário, o Instituto Penal não havia sido comunicado oficialmente da ocorrência e, até o momento, não houve nenhuma alteração no cumprimento da pena do acusado. Ele se apresentou normalmente, às 20h, na casa prisional.