BM recebe 54 pistolas novas para o policiamento em Santo Ângelo

0
87

Armas foram adquiridas com recursos da antiga Consulta Popular

 A Brigada Militar recebeu na tarde desta sexta-feira (27), 54 novas pistolas taurus, calibre 40, para o policiamento, de um total de 120 armas previstas para o Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO Missões). As demais 66 pistolas devem chegar ao município nas próximas semanas.

Segundo o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon), major Hasadias da Silva, as armas são oriundas da antiga Consulta Popular, do Governo do Estado. Cada pistola possui três carregadores, sendo cada um com capacidade para 17 tiros. Elas substituirão os revólveres usados pelas guarnições. “Estamos recebendo o melhor armamento do mundo no quesito arma curta de combate policial, podendo ser comparadas com as armas usadas por militares de Israel”, enfatiza Hasadias.

Cada pistola teve um custo de aproximadamente R$ 2 mil e foram compradas com parte dos recursos aprovados na Consulta Popular, a partir de 2005, quando a aquisição de armas e munições para a segurança pública foi votada como uma das prioridades para o desenvolvimento da região.

O comandante do POE, Tenente Joquim Monteiro, explica que a pistola .40 também é chamada de PT 24/7, que quer dizer, desenvolvida para o uso policial nas 24 horas do dia, durante os 7 dias da semana.

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões (Corede Missões), Maurílio Miguel Tiecker, diz que os recursos foram aprovados em Governadores anteriores e que estão sendo pagos gradativamente pelo atual Governador, Tarso Genro.

Tiecker afirma que com estes recursos também está prevista a compra de coletes balísticos. “Este é o resultado da participação da comunidade na Consulta Popular, hoje chamada de Participação Popular e Cidadã”, destaca.

Neste ano, a região novamente elegeu a segurança pública como prioridade, contemplando o Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo com novos caminhões de combate a incêndio.