Condenadas 14 pessoas por tráfico de drogas em São Luiz Gonzaga

0
114

Elas foram presas durante a operação Felino da PF, em 2010

 O Juiz de Direito André de Oliveira Pires, da Vara Criminal de São Luiz Gonzaga, condenou nesta tarde (16/1) 14 pessoas, todas envolvidas com o tráfico e associação ao tráfico de entorpecentes na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Cabem recursos ao Tribunal de Justiça.

Ao todo foram processadas 16 pessoas, sendo que um dos réus faleceu durante o desenrolar da ação penal e outro foi absolvido. O processo, que atualmente conta com 20 volumes, teve trâmite a partir de julho de 2010. Durante a instrução foram ouvidas 51 testemunhas.

Os fatos motivadores da ação penal proposta pelo Ministério Público Estadual tiveram origem em investigação realizada pela Polícia Federal no ano de 2010 – Operação Felino –, destinada a desbaratar o tráfico de drogas na região, cujo centro de atuação dos traficantes era a cidade de São Luiz Gonzaga, com ramificações nos municípios de Santa Rosa, Porto Xavier, Roque Gonzales e Santo Antônio das Missões.

A distribuição dos entorpecentes era feita por traficantes da cidade de São Luiz Gonzaga, que abasteciam os traficantes das outras cidades.

Em Santa Rosa, a intermediação e venda de entorpecentes contava com a participação de um ex-assessor parlamentar, que do interior da Câmara de Vereadores, negociava a compra e venda de drogas, inclusive utilizando o telefone funcional para isso, conforme revelado pelas interceptações telefônicas autorizadas judicialmente.

As penas aplicadas alcançaram até 13 anos de reclusão. A sentença tem 258 laudas.