Copa 2014: POE simula invasão em local de risco

0
95

Treinamento foi realizado na tarde de quinta-feira (23), num prédio abandonado onde funcionou a esta

Agora foi a vez do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 7º Regimento de Policia Montada (RPMon) participar de um treinamento tático de invasão de local de risco, visando à Copa do Mundo.

A preparação também objetiva manter os policiais do POE, que possui responsabilidade territorial em 11 municípios das Missões, condicionados técnica, física e psicologicamente para as ocorrências de alto risco que requerem uma resposta especializada.

A simulação com características reais foi realizada num prédio abandonado onde funcionava a estação ferroviária, no Bairro São Pedro, zona norte de Santo Ângelo.

Segundo o instrutor de invasão em local de risco e comandante do POE, Tenente Joaquim Monteiro, as técnicas também podem ser utilizadas em várias ocorrências especiais, garantindo maior segurança ao policial e ao abordado em situações como estresse e tensão. “Há a necessidade de os integrantes dos Pelotões de Operações Especiais estejam em constante treinamento e aperfeiçoamento de técnicas e táticas policiais a fim de melhor resolver as situações por mais difíceis que elas sejam no momento, sempre balizando os objetivos internacionais do gerenciamento de crises, que são salvar vidas e aplicar a lei, nesta ordem axiológica”, afirma Monteiro.

Os PMS também estão sendo preparados nas seguintes matérias: Instruções de Isolamento de Local de Crime e Policiamento em Estádios (instrutor: Tenente Olavo Albuquerque), Recursos Humanos (Tenente-coronel Felisberto da Silveira, comandante do CRPO Missões), Condução de Preso (Tenente Valdemir Martins de São Luiz Gonzaga) e Abordagem Policial e Gerenciamento de Crises (Tenente Joaquim Monteiro).

O curso é coordenado pelo Capitão Itamar Walter. O comandante do 7º RPMon, Major Jacob Pinton, diz que além de instruções teóricas e práticas no quartel da BM, o efetivo está sendo empregado em operações de saturação (dominação) da área comercial, bairros e escolas da cidade, visando maior segurança a comunidade.

Na quinta-feira (23), após o treinamento de invasão em local de risco, os PMs fizeram uma marcha de cinco quilômetros, percorrendo trilhos de trem, em direção ao Distrito Comandaí. A caminhada terminou no início da noite e foi acompanhada pelo comandante do POE, Tenente Monteiro.