Envolvidos com o Carnaval de Rua organizam ações de segurança

0
99

Órgãos públicos, promotores do evento e escolas de samba participaram de reunião

 Foi realizada na manhã desta sexta-feira (3), nas dependências do 7ºRPMon, uma reuniao para tratar de assuntos relacionados com a segurança no Carnaval de Rua de Santo Ângelo que ocorrerá no dia 11 de fevereiro, na rua Marechal Floriano, em Santo Ângelo.

Estiveram presentes, integrantes da Comissão Organizadora, a Promotora de Justiça, Conselho Tutelar, representantes dos órgãos de segurança (7ºRPMon, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento Municipal de Trânsito e integrantes das escolas de samba.

Segundo o comandante do 7º RPMon, major Eglacir Chaves, como o Carnaval de Rua de Santo Ângelo transformou-se num evento especial com grande concentração de pessoas faz-se necessário que as ações e medidas de segurança sejam previstas e adotadas, não só pelos órgãos de segurança, mas também por todos os envolvidos com a organização do evento, bem como pelo público assistente.

Nesse sentido, a comissão organizadora informou que esta adotando todas as medidas, quanto à infra estrutura, necessárias para a realização do evento. O comando do 7ºRPMon está planejando uma grande operação de Carnaval a fim de garantir a prevenção de ocorrências policiais relacionadas a delitos contra a pessoa e patrimônio, preservando a ordem e a tranquilidade durante as festividades. Da mesma forma, os demais órgãos de segurança e afins estão desenvolvendo medidas pró-ativas e executarão ações preventivas e repressivas visando garantir o bem estar dos participantes.

Neste evento, serão intensificadas as ações de polícia ostensiva, através do emprego do efetivo nos processos a pé, motorizado, montado e com cães, usando a capacidade máxima dos recursos disponíveis a fim de inibir, minimizar ou reagir aos atos coletivos ou individuais anormais, às ações criminosas de furtos, roubos, entre outras. "Lembramos a todos da importância de conciliar os interesses dos cidadãos que desejam usufruir de descanso nos dias de carnaval, com os interesses dos cidadãos que optam pela folia e pela intensa participação nas festividades", disse Chaves.

Atenção para alguns cuidados que recomendados para o carnaval:
• Faça uso moderado de bebidas alcoólicas, não dirigindo após ingeri-las;
• Desloque, preferencialmente, por áreas que estejam bem iluminadas, onde existam outras pessoas circulando ou áreas policiadas;
• Colabore com a polícia, através de informações de situações de risco e durante as abordagens policiais, pois estas ações visam sua própria segurança;
• Dirija seu veículo com velocidade moderada e compatível com as condições do tráfego;
• Deixe sua casa aos cuidados de alguém, para que não seja vista como fácil acesso a furtos e danos por delinquentes.
• Recomenda-se que as pessoas carreguem pouco dinheiro e evitem andar com cartões de crédito, jóias e outros objetos de valor.
• É aconselhável aos foliões levar apenas um documento de identificação ao saírem de casa.
• Os motoristas devem procurar estacionar seus veículos em locais bem iluminados, não deixando objetos, bolsas, para evitar furtos e roubos.