Incêndios em vegetação seca e lixões continuam sendo preocupação para o Corpo de Bombeiros

0
118

Na quinta-feira (19), foram controlados mais três focos em Santo Ângelo e em São Miguel

 O Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo não dá trégua ao trabalho de combate a focos de incêndio provocados em razão da vulnerabilidade das lavouras e vegetações secas ocasionadas pela estiagem. Um lixão também foi incendiado.

Na quinta-feira (19), foram controlados mais três incêndios; dois deles de grandes proporções, em Santo Ângelo e em São Miguel das Missões.

Pela manhã, um lixão clandestino localizado na, Rua Venêncio Aires, no bairro Aliança, zona norte, pegou fogo. Uma retroescavadeira da Prefeitura auxiliou no rescaldo. O fogo só foi controlado depois de cinco horas.

Por volta das 14h, os bombeiros controlaram um foco de incêndio em vegetação rasteira na beira da estrada, no bairro Santa Barbará, próximo a sede campestre do Clube Comercial. Neste mesmo local, na terça-feira (17) já havia sido atendida uma ocorrência do mesmo tipo.

Já às 15h, os bombeiros atenderam uma ocorrência na propriedade do agricultor Aristides Matos de Rezende, na localidade de Serra São José, interior de São Miguel. Lá, o incêndio destruiu 1,5 hectare de mata nativa, situada próximo do Rio Iriguatí.
A suspeita é de que bitucas de cigarros tenham sido jogadas nesses locais, dando início os incêndios.

UMA COMBATENTE DE INCÊNDIOS

Em meio a ocorrência de incêndio em São Miguel das Missões, a reportagem do JM acompanhou o trabalho da Soldado Mayra Aires München, 23 anos. Ela é uma das três mulheres bombeiro que trabalha no 1º Sub-grupamento de Combate a Incêndio de Santo Ângelo.

A jovem está na corporação há dois anos e seis meses (em Santo Ângelo, está há dois meses), quando iniciou a carreira, em Tapera. “Optei em ser bombeiro por ser uma profissão muito gratificante. Como bombeiro você tem a oportunidade de ajudar as pessoas”, disse Mayra que, no combate ao incêndio, ao lado dos soldados Paulo Roberto Portalette e Douglas Bartz, mostrou que também tem força, garra e determinação.