Operação Sentinela apreende 8,5 toneladas de chia em porto clandestino

0
84

Na noite de sábado (21), uma patrulha da Brigada Militar do 4º BPAF, de Santa Rosa, em ação pela Operação Sentinela, apreendeu cerca de 8,5 toneladas de sementes de chia (salvia hispanica L.), embalados em 349 sacas de 25 quilos cada, num porto clandestino do Rio Uruguai, na localidade de Itajuba, em Porto Mauá.

Parte da carga, 206 sacas, era retirada do local num caminhão C-65, conduzido por um agricultor de 39 anos, natural de Tuparendi. O restante da carga, 143 sacas, foi localizado à margem do rio, próxima ao porto clandestino.

Após lavratura da Comunicação de Ocorrência o motorista foi liberado, o veículo e o produto recolhido ao 4º BPAF e na segunda-feira (23), entregue diretamente à Delegacia da Receita Federal em Santo Ângelo, para os procedimentos administrativos de caráter aduaneiro e fiscal.

A Operação Sentinela é uma operação permanente da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, com o apoio da Brigada Militar promovendo ações de fiscalização e de inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos. A operação tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.