Policiais participam do curso “Unidades Especializadas de Fronteira” em Santo Ângelo

0
89

Um treinamento com várias viaturas foi realizado na pista do Aeroporto Regional

Na tarde de sexta-feira (6), foi realizada mais uma etapa do curso “Unidades Especializadas de Fronteira” na pista do Aeroporto Regional de Santo Ângelo. Participaram do curso representantes do Exército, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Ambiental.

A atividade envolveu 39 alunos e 14 viaturas das diversas forças de segurança pública que fizeram a etapa sobre direção policial preventiva. Os policiais são provenientes dos municípios de Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Três Passos, Bagé, São Luiz Gonzaga e Porto Xavier.

O treinamento aconteceu num trecho de 450 metros da pista do aeroporto.

No local foram colocados cones de trânsito determinando pontos de passagem para os veículos efetuarem as manobras de acordo com a orientação do curso.

O orientador, Major Luciano Moritz Bueno, explica que o curso de sexta-feira buscou trabalhar questões relacionadas ao controle da direção do veículo, estresse e velocidade.

“Nossa ideia com esse trabalho é fazer com que o policial conheça toda a potencialidade de seu veículo, utilizando técnicas que proporcionem uma condução segura e eficiente durante uma operação. Queremos com isso reduzir o índice de acidentes com viaturas e preservar a vida dos policiais e de terceiros”, explica o major.

CURSO

O curso “Unidades Especializadas de Fronteira” iniciou na terça-feira (3) e prossegue até quinta-feira (12).

Ao longo da semana, foram desenvolvidos treinamentos de patrulha e abordagem, instrução de procedimento e ocorrência fronteiriça, identificação de drogas e artefatos explosivos, entre outros.

Os trabalhos do curso são coordenados pelo Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança Pública, em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O projeto faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública de Fronteira. Já a instrução é desenvolvida pelo 4º RCB de São Luiz Gonzaga e na região pelo CRPO Missões e 14° BPM de São Luiz Gonzaga.