Presídio Regional está com 86 presos acima de sua capacidade

0
108

Somente na última semana 15 pessoas ingressaram na Casa Prisional por tráfico de drogas

Santo Ângelo já está no mapa da superlotação em casas prisionais do Rio Grande do Sul. Segundo a direção da casa prisional, são 86 presos a mais do que a capacidade de engenharia.

Segundo o diretor Nelson Werlang, o regime fechado oferece 146 vagas, porém, o Presídio está com 232 detentos (208 homens e 24 mulheres). As celas que deveriam abrigar até quatro presos estão com seis.

O problema pode estar associado ao aumento de prisões em decorrência a repressão ao tráfico de drogas. Só na semana passada, 15 pessoas foram presas pela Polícia Civil durante a Operação Poró. “O número de apenados também é alto porque recebemos presos de cidades da região onde não há cadeias, como Giruá, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro, Entre-Ijuís e Vitória das Missões”, diz.

Werlang afirma que mesmo com a superlotação o Presídio não oferece problemas como a falta de segurança. “Não é o ideal e por isso estamos trabalhando para aumentar a capacidade de algumas celas do presídio, de quatro para seis presos”, observa.

As obras em algumas celas, já reformadas, receberam recursos do Poder Judiciário de Santo Ângelo. Já as celas 8 e 9 estão sendo reformadas com recursos do Fórum de Girua. “Empresas públicas e privadas também podem ajudar na humanização do ambiente prisional, doando materiais de construção através do telefone (55) 3314-0078”, frisa.

SITUAÇÃO EM OUTROS PRESÍDIOS

Em outros presídios da 3ª Delegacia Penitenciária Regional o problema se repete. No Presídio Estadual de Cruz Alta a capacidade é para 90 presos, mas está com 194 (104 presos a mais); o Instituto Penal de Ijuí tem capacidade para 52 detentos, mas abriga 123 (71 presos a mais) e a Penitenciária Modulada de Ijuí com capacidade para 466 presos está com 517 (71 presos a mais). O único estabelecimento prisional onde sobram vagas é o anexo do Presídio Estadual de Santo Cristo, que tem capacidade para 24 presos e está com 21 (sobram três vagas).