Santo Ângelo sedia Encontro Estadual de Diretores da Fase

0
111

Nesta semana, Santo Ângelo sediou o 1º Encontro de Diretores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) de 2014. O evento começou na quarta-feira e prosseguiu até a sexta-feira (11). A reunião aconteceu na sede no Centro Socieoeducativo do município e foi aberta pela presidente da Fase, Joelza Pires, que abordou a atual situação da Fundação. Segundo ela, nos últimos três anos a Fase obteve avanços importantes com apoio efetivo do Governo do Estado. Segundo ela, no Estado são 1.077 adolescentes assistidos pelas 13 unidades da Case.

Já o diretor do Case, Dalmir Ledur, apresentou o programa do Case Santo Ângelo “Aprendiz Legal”, que envolve 15 adolescentes numa parceria com o CIEE, que possibilita aos jovens cursos de limpeza, sustentabilidade e conservação ambiental. Ele falou ainda sobre cinco jovens estagiários que trabalham na produção de rodas para a Oceano Bike. Ledur explicou que os adolescentes recebem meio-salário mínimo regional que é pago pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). “Somente com a fábrica de bicicletas foram produzidas cerca de 30 mil rodas aqui no Case”, conta. O diretor do Case Santo Ângelo também apresentou o convênio com o Ministério Público, em que dois adolescente atuam dentro da instituição.

Na sequência teve a apresentação dos “Gladiadores” – grupo musical religioso que faz parte de projeto desenvolvido pelo Case. Depois os participantes do evento fizeram visitações nas instalações onde os jovens fazem revestimentos de cadeiras de balanços e montagem de rodas.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

O encontro serviu, também, para os diretores dividirem suas experiências, atividades exitosas, preocupações, reclamações e dúvidas em suas respectivas unidades.

Joelza Pires destacou o trabalho desenvolvido pela unidade do Case Santo Ângelo, que é considerado uma referência no Estado. “Hoje no Rio Grande do Sul reduzimos de 39% para 36%”, revelou.

PRESENÇAS

Estiveram presentes no encontro a presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrade Pires, a secretária adjunta da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Maria Celeste Silva, o diretor do Case Santo Ângelo, Dalmir Ledur, o promotor Renato Tirapelle, o coordenador Regional do CIEE, Elemar Lentz, a representante da URI, Zaléia Prado, a diretora de Profissionalização e Qualidade, Ledi Teixeira, o diretor Socioeducativo, André Severo, assim como diretores das unidades do Case de Porto Alegre (Padre Cacique, Carlos Santos, Poa 1 e 2), Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo e Uruguaiana, e a diretora da unidade feminina do Casefe de Porto Alegre.

CONFRATERNIZAÇÃO

Na noite de quinta-feira (10), aconteceu uma confraternização com os participantes do 1º Encontro de Diretores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) de 2014, na sede do CTG Tio Bilia.