Um policial em cada esquina

0
85

Em preparação à Copa do Mundo de 2014, PMs vão às ruas praticar o que aprendem em curso

Desde o início da semana os santo-angelenses parecem estar vivendo uma sensação de mais segurança. Quem anda pelo centro, encontra praticamente um policial militar em casa esquina. Nos bairros não é diferente; barreiras e abordagens pessoais e veiculares ocorrem dia e noite. São policiais em toda a parte, a pé ou em viaturas.

Este é o resultado prático do treinamento de policiais da área de abrangência do 7º RPMon para a Copa do Mundo de 2014. Neste ano, está prevista a preparação de cinco turmas, num total de 150 policiais. Esta já é a segunda turma a ser formada.

Durante a capacitação os PMs participam de aulas de abordagens policiais, condução de preso, gerenciamento de situações de alto risco, policiamento em estádios de futebol, recursos humanos e isolamento de local de crime.

O curso é coordenado pelo Capitão Itamar Walter. Um dos professores é o comandante do Pelotão de Operações Especiais, Tenente Joaquim Monteiro, que ministra aulas de abordagem policial e situação de alto risco.

Para Monteiro, o curso também mantem o condicionamento dos policiais que atuam nos onze municípios do Regimento. “O efetivo se mantem condicionado tecnicamente e em condições de, quando acionados, darem maior resposta na ocorrência, considerando que os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil, especialmente ao Rio Grande do Sul”, frisa.

Ainda não se sabe quais dos policiais que estão sendo treinados irão participar do policiamento da Copa, mas eles devem ser escalados para atuar nas cidades sedes e sub-sedes do Mundial de 2014.